banner

ESPECIALIDADES GENESIS

Medicina Oral é a área da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias dos tecidos moles (gengivas e mucosas) e duros (dentes e ossos) da cavidade oral.

A Dentisteria é a área da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento das lesões dentárias, quer tenham ocorrido por traumatismos ou por cáries. Em qualquer das situações a Dentisteria permite que os dentes recuperem as suas funções estéticas, anatómicas e funcionais.

O tratamento imediato de uma cárie é de extrema importância, uma vez que a grande maioria das lesões dentárias provocadas por cárie vão destruindo progressivamente a estrutura dentária até ao ponto de perda total do dente. Assim, quanto mais cedo for feita a intervenção, menor será a lesão e consequente fragilidade do dente e mais fácil e pequena terá que ser a sua restauração.

A Endodontia é a Área da Medicina Dentária que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, tratamento e controlo das alterações da polpa e dos tecidos peri-radiculares.

Uma endodontia, vulgarmente conhecida por "desvitalização", é um tratamento conservador, realizado quando a polpa (nervo e outros tecidos que se encontram no interior do dente) se encontra inflamada ou sem vitalidade ou entram em necrose. O espaço da polpa é limpo, preparado e preenchido por um material biocompatível para promover o selamento dos canais dentários e impedir, a entrada de bactérias. No final do tratamento, geralmente o dente é restaurado com um material provisório até se avançar com a reabilitação definitiva: restauração directa ou indirecta (overlay ou coroa), dependendo da extensão da cavidade. Esta última deve ser realizada o mais brevemente possível após o tratamento endodôntico, para que não se verifique contaminação e/ou fractura do dente, permitindo-lhe uma maior durabilidade.

Periodontia ou Periodontologia é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais (ex: placa bacteriana, gengivite, periodontite).

A gengivite ou inflação das gengivas é a forma inicial de doença periodontal e é muito frequente. Se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma doença muito mais grave chamada periodontite, que à inflamação/infeção do osso). Esta infeção, provocada por bactérias, pode levar à destruição do osso e do ligamento que segura o dente nos maxilares e, se não for tratada, tem como consequência a mobilidade dos dentes ou até a sua perda.
Atualmente, estas duas doenças são uma das principais causas de perda de dentes nos adultos. A principal causa destas doenças é a placa bacteriana e o tártaro ou "pedra" e alguns dos sintomas são:
  • sangramento espontâneo ou na escovagem das gengivas
  • gengivas vermelhas
  • aumento de volume nas gengivas
  • presença de pus nas gengivas
  • gengiva desinserida ("descolada")
  • retração gengival ("gengivas mirradas")
  • dentes sensíveis ao frio
  • mau hálito e/ou mau sabor na boca
  • dentes a abanar e a separarem-se
Como evitar/prevenir?

Realizar uma boa higiene oral diária e, de 6 em 6 meses, proceder a uma limpeza e/ou destartarização.

A Ortodontia é a área da medicina dentária que envolve o diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas causados por dentes que não se articulam de maneira harmoniosa, devido à má posição dos mesmos e dos maxilares.
O início do tratamento dá-se através de um estudo que envolve a análise cefalométrica da radiografia de perfil, análise dos modelos da boca, análise das fotografias e da história clínica. Só a partir desse estudo é que se poderá saber qual o tipo de aparelho a utilizar, podendo ser necessário aplicar aparelhos removíveis, fixos, biomecânicos e/ou invisíveis.

Um bom alinhamento dentário permite uma relação correta entre as arcadas, obtendo-se um melhor equilíbrio estético dentário, facial, oclusal e funcional.

Esta área de intervenção melhora a oclusão dentária, promovendo uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os de possíveis traumas.

Disponibilizamos soluções que vão desde o aparelho convencional com braquetes e arame, até ao aparelho Invisalign, uma solução de tratamento transparente e removível, a técnica mais recente e inovadora na área da ortodontia.

Não existe limite de idade para consultar o Ortodontista. No entanto, de forma a obter mais facilmente o resultado pretendido, esta consulta desse ser feita idealmente na infância ou pré-adolescência, uma vez que é nesta fase que se verificam os maiores picos de crescimento ósseo.

A ausência total ou parcial de dentes tem um impacto muito significativo na qualidade de vida, comprometendo a função e a estética, o que traz graves consequências para a nossa saúde física e emocional.
A Implantologia é a opção terapêutica que permite uma reabilitação oral que mais se aproxima da dentição natural em termos fisiológicos, estéticos e de conforto.

A implantologia permite a colocação de dentes de cerâmica, sendo utilizada em três casos diferentes:
  • Implante unitário
  • Ponte sobre Implantes
  • Prótese Total sobra Implantes
Os implantes funcionam como raízes artificiais, feitas de titânio, que ao serem colocadas no osso de um dos maxilares, dão suporte às coroas de cerâmica. No final, torna-se praticamente impossível distinguir o dente colocado sobre o implante de um dente normal. Vai permitir ao paciente uma solução definitiva e completa para o problema da falta de dentes, devolvendo-lhe a função, o conforto e a estética de um dente natural.

Graças ao avanço da tecnologia, atualmente é possível extrair os dentes colocar os implantes e colocar a protese no mesmo dia.

A Genesis Dental Clinics tem uma equipa de técnicos especializados neste tipo de tratamentos.

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que trata das crianças, desde o primeiro ano de vida até à adolescência.
Esta especialidade possibilita à criança o primeiro contato com o médico dentista onde será avaliado o estado de saúde oral, controlada a erupção dentária e realizados tratamentos preventivos no caso de serem necessários, tais como:
  • Aplicações tópicas de flúor - remineralizam o esmalte evitando a progressão de cáries iniciais e tornam os dentes mais resistentes
  • Selantes de fissura - são como um verniz que torna a superfície do dente lisa e sem locais onde as bactérias normalmente começam as cáries
O objetivo das medidas preventivas é o de evitar o aparecimento de cáries, pois o futuro da dentição das crianças depende do controle das cáries e da flora bacteriana.

Quanto mais cedo a criança for vista pelo Odontopediatra, mais cedo vai criar um elo de ligação com o profissional, desmistificando precocemente o ‘bicho papão’ que é o dentista.

As consultas de Odontopediatria são ainda importantes para ensinar não só as crianças mas também aos cuidadores, sobre a correta escovagem dos dentes, o uso do flúor e do fio dentário, de forma a garantir a manutenção de uma boa saúde oral.

Defendemos a política que o mais importante na primeira consulta é o elo de ligação emocional entre o profissional de saúde e a criança de forma a que se alimente a confiança entre ambos (por jogos, brincadeiras ou até "concursos" e histórias de fantasia). Apenas quando essa relação é estabelecida com sucesso é que estão reunidas condições para avançar com o tratamento.

NÃO FICOU ESCLARECIDO?

Contacte-nos!

Diga-nos quais as suas dúvidas e responderemos assim que possível.

*Campos de preenchimento obrigatório.